segunda-feira, 27 de abril de 2009

Os mass média e a sociedade 2

O desaparecimento de uma criança na praia da Quebrada, em Lavra, Matosinhos, foi reportado em vários meios de comunicação.
O 24 horas deu a notícia fatídica do desaparecimento do Diogo, chamando logo a atenção de todo o público que era o sobrinho mais novo de Simão Sabrosa, estrela do Atlético de Madrid.
O 24 horas atinge o público mais directamente mencionando que o pai chegou a ter o pequeno Diogo nas mãos, mas uma segunda vaga retirou-lhe a possibilidade de o resgatar.
O caso da notícia do JN é apresentado de uma maneira diferente. Relata as buscas com mergulhadores e usando uma câmara subaquática para filmar o fundo do mar, na esperança de localizar o corpo do menino. Mas dado o agravamento do estado do mar, as buscas continuaram apenas com câmaras subaquáticas.
Ambas as notícias deram a mesma versão, de que a criança poderia estar presa nas rochas no fundo do mar.
Penso que os jornalistas devem seguir o código deontológico com isenção e rigor jornalístico, não fazendo juízo de valores uma vez que se pode cair em preconceitos ou deturpações. O 24 Horas não demonstra neste artigo que segue com rigor o código deontológico, visto que dá a notícia de forma sensacionalista.
Obviamente que o jornalismo em Portugal é influenciado por questões políticas, empresariais e religiosas etc, pois quando os ministros do nosso país querem defender-se de qualquer ataque político, usam o canal do estado.
Aos mass-media influenciam a opinião pública visto que a mesma notícia pode ser dada de formas diferentes e pode levar a diferentes opiniões da realidade. Cabe a nós sabermos distinguir, para não sermos levados em influências negativas e sensacionalismos. Os mass-media quando dão a notícia escolhem sempre o horário nobre, ou certa publicidade para atingir directamente o público.

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